‘Escrever pra quê’. Este será o nome do novo edublog que pretendo criar a partir deste curso para
abordar assuntos da ‘arte da escrita’. Neste espaço virtual, desejo postar
textos motivadores (dos mais variados gêneros e autores), dar dicas (de
profissionais) de como melhorar esta atividade, transmitir conceitos e técnicas,
e divulgar, especialmente, a produção dos meus alunos, atividade após
atividade, além das redações de destaque dos principais vestibulares do país e
do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Atuando como professora de redação para o ensino médio em uma
escola particular em Araçatuba (SP) que tem laboratório de informática - às
vezes à disposição -, vou poder variar o ambiente de estudo e possibilitar
consultas on-line e produção de texto no computador, que eles adoram pela
possibilidade de reescrita mais fácil.
Quero direcionar o conteúdo deste novo edublog para as três
séries do ensino médio e, assim, unir a teoria e a prática de sala de aula para
o mundo digital também. Será um blog administrado por mim, mas construído
coletivamente com os alunos da 1ª, 2ª, e 3ª. séries.
Acredito que este blog vai enriquecer as aulas porque
motivará os alunos a demonstrarem suas criações coletivamente. Hoje, no espaço
da sala de aula, os alunos aprendem os conceitos, lêem textos motivadores,
fazem produções de textos que eu corrijo semanalmente e dou retorno individual a
eles. Não encontrei espaço (físico), ainda, para promover uma exposição dos
melhores trabalhos, um varal de atividades, enfim, algo que fosse ‘bonito’ o
suficiente pra atrair a leitura durante os intervalos de aulas, por exemplo.
Assim, os bons textos ficam restritos só a mim.
Outro problema é que, na maioria das vezes, não consigo fazer
uma correção coletiva para retomar conhecimentos que não foram compreendidos
pela maioria ou, pior, muitas vezes nem chego a tocar nas estratégias que cada
aluno, individualmente, deveria adotar para melhor a sua produção de textos.
Com o blog, o retorno poderá ser coletivo, com possibilidade
dos alunos reconstruírem idéias e textos a partir dos comentários (que serão
moderados por mim, para evitar constrangimentos e abusos). Publicarei as opiniões
dos colegas que servirão de apoio para melhorias. Mas especialmente, darei
espaço para os alunos se autoafirmarem, mostrando idéias, criatividade e novos
talentos.
5 comentários:
Oi Ayne.
Achei interessante esta divulgação das redações destaque.
Com certeza este trabalho cm os alunos sera ótimo e enriquecedor. Vais perceber a cada dia o envolvimento e crescimento deles.As trocas,as ajudas entre eles,o compartilhar cada vez mais, sera percebido por ti.
Os que tem mais facilidade na escrita sugiro que aproveites eles para serem teus monitores para trocarem ideias,ajudarem os colegas.
Percebo no trabalho cm o blog q estou fazendo,q em pouquissímo tempo que temos de trabalho eles já estão começando a ter mais facilidade de redigir ou ajustar os textos das postagens.Estão se soltando.
Espaço para os alunos criarem,se autoafirmarem é o caminho para desabrochar seus talentos e aumentarem sua auto estima, q é baixissima entre eles.
Abraços.
Olá Ayne! Achei muito interessante o objetivo do blog, tenho certeza que será um sucesso. Parabéns pela ideia. bjs
Obrigada, colegas! Aconteceu um imprevisto: precisei alterar o nome do blog, porque o que imaginei inicialmente não estava disponível. Aliás, tive enorme dificuldade para encontrar um nome que já não estivesse sendo usado, assim, caí no obvio: http://profaayne.blogspot.com. Mas quero inovar nas propostas. Obrigada pelas dicas!
Oi Ayne! Creio que você pode estimular a autoria dos alunos a partir de trabalhos colaborativos também, entre grupos. Como uma entrevista coletiva, por exemplo.
E pensar também numa autoria que não seja só do "texto-palavra", mas do "texto-imagem".
Se um aluno por acaso não está conseguindo expressar-se a partir de um texto, talvez ele consiga mostrar seus sentimentos, o que pensa do mundo, sua crítica social, etc a partir de uma foto que ele tire ou de uma ilustração que faça. Ou até mesmo de uma imagem que viu e que ele pode dar um título a ela. Essa frase, esse título, essa legenda... resumirá o que sente e , ao mesmo tempo, estimulará comentários, debates...entre o grupo.
Estou apostando em seu blog!!!
Olá, Cristiane! Como professora de redação para vestibulares de uma escola particular, sempre sou 'cobrada' (especialmente pelos pais dos alunos) para o treinamentos de textos escritos. Muitos acreditam que 'quanto mais, melhor'. Mas concordo com você, textos não-verbais também têm muito a dizer e eu simplesmente os amo (acho que tem aí um pouco da minha formação semioticista). Vou adotar suas sugestões sim. Obrigada!
Postar um comentário