quarta-feira, 13 de julho de 2011

Esboço do Blog - Maria Dirciane Fantinel

Vou criar um blog, inicialmente como professora de laboratório de informática. O tema será: as aulas de informática e irá abranger todas as áreas do conhecimento que forem trabalhadas nas aulas. Nossas aulas são planejadas anteriormente (quando é possível). Na maioria das vezes trabalhamos algum projeto (nem sempre possível).
Gostaria de fazer um blog onde os alunos pudessem interagir nas aulas de informática ou até mesmo fora delas. Lá colocaria atividades, dicas, trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de informática, pois trabalho em dois laboratórios. Na verdade tenho duas tardes na escola que trabalho de manhã e duas tardes em outra escola com realidade bem diferente. Na primeira, a maioria dos alunos tem acesso a computador em casa. Na segunda, acredito que nenhum tenha. O pouco que conhecem de computador é nas aulas da escola (1 período de 50 minutos por semana). O que é realmente muito pouco. Acredito que através do blog eu vá poder perceber muito essas diferenças.
Penso que esse blog poderia ter uma influência direta na questão da inclusão digital. Os alunos poderão ter um contato bem maior com a web, de maneira, sem dúvida, voltada para o pedagógico, em um ambiente onde eles pudessem interagir e sentirem-se donos do seu fazer.
Bom, vou tentar e testar!Toda experiência tem sua validade.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, Maria Dirciane!
Você tem toda razão, toda experiência é válida. E no seu caso, acredito mesmo que a palavra-chave é inclusão (digital). Você conseguirá perceber mesmo todos os problemas entre as turmas e, quem sabe, encontrar soluções com eles mesmos. Acredito até que o intercâmbio entre estes jovens pode ajudá-los mutuamente. Abraços e boa sorte!