quinta-feira, 14 de julho de 2011

Esboço do Blog - CARLOS EDUARDO DA SILVA


O Blog terá uma temática geral voltada para a área de Educação e contemplará de forma especial os alunos do Ensino Médio, apesar de que os estudantes que estão concluindo as séries finais do ensino fundamental, também poderão entrar nas discussões das postagens, além de usar os textos do blog como pesquisa escolar.
A disciplina que terá destaque será a Língua Portuguesa, literatura infantil e temas comportamentais de crianças, adolescentes e jovens. O Edublog será do tipo professor – aluno, pois o objetivo principal é contribuir com a aprendizagem dos discentes. As atividades que serão oportunizadas no Edublog serão:
- Textos com assuntos voltados para os temas debatidos em sala de aula, como forma de aprendizado;
- Temas que sejam direcionados para a produção textual, ou seja, como melhorar em leitura e escrita. O que fazer com essas práticas sociais? Como torná-las sociáveis no dia a dia dos alunos?
- Assuntos da atualidade envolvendo crianças, adolescentes e jovens com base de reflexão.
- Textos com destaque para a prática do Bullying, como forma de conscientizar os alunos a não realizarem atos de violência nas escolas e fora dela.
- Mensagens de textos retiradas da Literatura Infantil, dentre outros temas.

Em cada postagem um questionário poderá ser disponibilizado para que o aluno possa deixar suas percepções e principalmente interagir para que o aprendizado aconteça de forma bem prática.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, Carlos Eduardo!
Gostei muito da sua ideia do blog, mas estou em dúvida em uma informação: se seu público-alvo são os estudantes do 8o e 9o. ano do fundamental e do ensino médio, não seria melhor abordar outro tipo de literatura, que não a infantil? Ou melhor, em qual contexto a literatura infantil daria suporte para os aprendizados do ensino fundamental e médio? Pergunto isso porque também trabalho com leitura e produção de texto e gostaria de conhecer outras possibilidades.
Abraços