sexta-feira, 8 de julho de 2011

Esboço do Blog - MARIA TEREZA DEL SANTO FALCÃO


Edublog é um termo que reúne as palavras “Educação e blog”. Sob o aspecto educacional podemos entender os edublogs como uma ferramenta facilitadora para o trabalho colaborativo e auxiliar no processo ensino aprendizagem. Os blogs apresentam características atraentes para sua aplicação na educação como: gratuidade, facilidade no manejo, na criação administrativa, agilidade na atualização e nas consultas.
Entre os edublogs usuais destacam-se:
Acadêmicos ou de pesquisa
Professor alunos
Coletivos

Por poder ser utilizado das mais variadas formas o edublog Professor Aluno, é o mais utilizado para organizar o processo ensino aprendizagem. Publicam-se no blog o conteúdo da matéria que se vai ensinar. O professor de forma resumida pode incluir as propostas de trabalho, temas, e atividades; pode incluir links interessantes para ampliar a formação, orientações para o estudo etc.

Nesse sentido o Programa A Tribuna na Escola concebeu este espaço para ajudar você a encontrar novas alternativas para motivar seus alunos rumo a uma aprendizagem mais atual, rápida e compartilhada.Com a sua participação pretendemos discutir assuntos e conteúdos para a formação do aprendizado crítico, o estímulo à leitura e o avanço na qualidade da educação .
Deverá ser um instrumento transdiciplinar com respeito aos princípios éticos e ao pensamento divergente.
Por ser uma possibilidade de aprendizagem colaborativa entre professor e alunos, seguirá o conceito de responsabilidade em rede sobre os temas estudados as publicações e a produção das informações seja qual for a mídia escolhida: texto, imagem, links,filme, música, documentário, etc.

A utilização dessa ferramenta contribuirá para integração entre o espaço educacional, as diversas possibilidades do aprendizado colaborativo, as necessidades e o interesse dos professores em entenderem a possibilidade do blog como uma ferramenta motivadora que favorece o ensinar e o aprender.

Um comentário:

Unknown disse...

Entendo que este deverá ser um espaço onde educadores e educandos poderão encontrar motivação para pensar e escrever. Gostei muito da ideia e acredito que dentro do contexto de leitura e criação de cidadania, é uma nova ferramente importante para o nosso dia a dia. Parabéns!