quinta-feira, 14 de julho de 2011

Esboço do blog - Vera Lucia Selister Gomes

Quando se pensa em novos recursos tecnológicos que podem ser incorporados no fazer pedagógica uma gama de subsídios vem a nossa mente. Um deles é o blog. Que por suas características possibilita um domínio fácil, um navegar agradável e muita possibilidade de conhecimento.

Se pensarmos nos grandes educadores, naqueles que influenciaram a educação, percebemos quanto eles tinham uma visão inovadora sobre educação e aprendizagem. A maioria deles defendeu uma idéia de educação criativa, onde o aluno é parte ativa do processo. Onde as vivências de cada um deveria vir para a sala de aula.Onde trabalhar em parceria, seria o ideal . Se pensarmos nestas idéias percebemos quanto à tecnologia se presta a este tipo de educação defendida há muitos anos por eles. A tecnologia possibilita uma interação com o mundo, onde as barreiras da sala de aula são transponiveis com um simples clik.
.

Então penso em fazer um blog com dicas de sites para o currículo e idéias de incorporação deste site dentro de uma proposta construtiva de trabalho. Criando um caminho de atividades apartir do site e enriquecendo o trabalho com resgate da vivencia dos alunos envolvidos.
Seria um projeto diferente, pois o professor no 1ºmomento é quem daria os caminhos aos alunos. E conforme o desenvolvimento do trabalho os alunos teriam a liberdade de criar novos caminhos.
O blog traria passo a passo de idéias para serem desenvolvidas com sites indicados. O trabalho seria feito a partir de um site.O site seria um ambiente onde os alunos navegariam e desenvolveriam trabalhos sempre relacionados com o que encontram no site. Todas as dicas serão dadas, mas o professor a medida que se apodera do ambiente poderá ir desenvolvendo sua imaginação e ir construindo coisas novas junto com a turma .
Já desenvolvi com professores alguns trabalhos assim. Os resultados foram bons embora o mais difícil é fazer o professor se libertar do mediador.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Vera Lúcia! Boa sorte no seu novo trabalho. Nós, do Ler para Crescer, vamos estar acompanhando. Sucesso!