segunda-feira, 4 de julho de 2011

Conhecendo os Edublogs


 Tecendo a manhã

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.

João Cabral de Melo Neto

Queridos cursistas!
Segundo Suzana Gutierrez, uma das primeiras  pesquisadoras brasileiras sobre blogs
“Weblogs são publicações dinâmicas que impulsionam a criação de novas sociabilidades e de um verdadeiro viver em rede. Cada post é uma mão estendida, uma possibilidade de encontro, de sentido compartilhado, de cooperação e de solidariedade. Cada blog, desestabilizando a rede à sua maneira, quebrando a simetria dos trajetos, a cadeia dos sentidos, provocando a bifurcação.”
Eu acrescento que blogar não é só criar um blog, mas estabelecer essas relações interativas que giram aos redor dos mesmos interesses formando uma rede social chamada blogosfera. Um blog é deve ter em si essas três dimensões: publicação, comunicação e autoria. Por isso convido vocês a conhecerem a blogosfera educacional que aqui é o nosso foco.

Antes de planejar seu blog é imprescindível que dediquem um tempo para visitar os blogs indicados, conheçam as propostas, verifiquem de que forma é feita a interação, quem administra, se é individual ou coletivo, se tem a participação dos alunos, de que forma ela acontece e se a interatividade do blog é explorada, bem como a autoria. Faça  a sua participação aqui nos comentários, relendo suas observações e trocando ideias , dúvidas, sugestões com os colegas. Essa mesa redonda é fundamental para que as ideias amadureçam a fim de inspirar bons planejamentos. BOM TRABALHO!

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito da proposta do Curso,estou muito ansiosa com o seu desenvolvimento porque é a 1ª vez que participo de um curso on line com participantes de tantas regiões do Brasil.Por enquanto estou explorando tudo...
Boas vindas a todos.
Ângela Junquer

Unknown disse...

Estou muito empolgada também, e aprendendo muito. Embora já mantenha dois edublogs (http://lerparacrescer.folhadaregiao.com.br e http://www.mundodosjornalistas.blogspot.com), fazia tudo de forma 'amadora'. Depois deste curso sei que tudo vai melhorar. Abraços a todos.

Marli Fiorentin disse...

MENINAS!
Como vocês já tem blog, muito do que está aqui não é novidade. Mas espero que a troca de experiências , a análise de experiências educativas realizadas com blogs e algumas ideias de teóricos sobre educação ajudem vocês. Um abraço!

Unknown disse...

Marli, vou responder por mim, tudo agora tem mais sentido. Estou me sentindo bem mais motivada e querendo me aperfeiçoar mais e mais. Obrigada pela oportunidade!